Objetivo:
Preparar os profissionais para a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner/Profissional Certificado em
Métodos Ágeis), do PMI® - Project Management Institute. Este treinamento atende o requisito do PMI para o
exame da certificação de um mínimo de 21 horas de treinamento em métodos ágeis.
Púlico-Alvo:
O curso destina-se a gerentes, coordenadores, engenheiros, administradores e outros profissionais envolvidos no uso de métodos ágeis.
Programa:
1 - O PMI® - Project Management Institute
2 - Sobre a certificação PMI® - ACP (handbook)
2.1 - O processo para realização da prova
2.2 - Requisitos necessários para fazer a prova
2.3 - Percentual de questões por assunto
2.4 - Investimento necessário
3 - Abordagem ágil versus abordagem preditiva
4 - O ciclo de vida do projeto
4.1 - Características dos ciclo de vida Preditivos, Interativos,
Incrementais e Ágeis
4.2 - Abordagens híbridas
4.3 – Tailoring
5 - O manifesto ágil
5.1 - Valores
5.2 - Princípios
6 - O pensamento ágil
7 - Os métodos e frameworks ágeis
7.1 - Lean
7.2 - O método Kanban
7.3 - O framework Scrum
7.4 - XP - Programação extrema
7.5 - O método Crystal
7.6 - Scrumban
7.7 - FDD
7.8 - DSDM
7.9 - Outros
8 - A entrega orientada ao valor
8.1 - O que é entrega orientada ao valor
8.2 - Medições dos projetos ágeis
8.3 - Fluxo de valor
8.4 - Roadmap do Produto
8.5 - Contratos ágeis
9 - Engajamento das partes interessadas
9.1 - Princípios e valores
9.2 - Modelagem Ágil
9.3 - Ferramentas de análise
9.4 - Resolução de conflitos
9.5 – Comunicação
10 - A equipe ágil
10.1 - Papéis
10.2 - Estruturas de equipes
10.3 - Espaços de trabalho
11 - A liderança servidora
11.1 - Princípios da liderança servidora
11.2 - O líder servidor
12 - Criando um ambiente ágil
12.1 - Práticas ágeis
1 2.2 - Solução de problemas
13 - A agilidade no ambiente organizacional
13.1 - Gerenciamento
13.2 - Cultura Organizacional
13.3 - Escritório de Projetos Ágil
13.4 - Estrutura Organizacional
14 - Melhoria contínua
Local: Ministrado totalmente a distância, não há encontros presenciais.
Data: 17/10/2019 - 14/11/2019
Sueli Barroso De Oliveira
MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e graduada em Administração
de Empresas. Possui as certificações PMP pelo Project Management
Institute - PMI e PRINCE2 ® Practitioner. Especialista em gerenciamento de
projetos, programas e portfólio, com mais de 25 anos de experiência. Foi
responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de
projetos em diversas empresas no Brasil e no Exterior. É Consultora sênior
da Macrosolutions há mais de 4 anos, possui grande experiência na
criação e implementação de PMO's, recuperação de projetos
problemáticos e no desenvolvimento de metodologias de gerenciamento
de projetos, programas e portfólio de projetos estratégicos, em empresas
do setor público e privado. Atua como voluntária do PMI-MG desde 2004,
foi Vice-presidente de Comunicação e Publicidade durante 4 anos sendo
hoje a Vice-presidente do Capítulo. Foi gerente dos projetos do III e IV
Encontro de Gerenciamento de Projetos do PMI- MG. Leciona sobre
gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação e treinamentos.
É palestrante convidada em eventos e empresas, representando o
PMI-MG. Professora dos cursos de pós-graduação na área de MBA em
Gestão de Projetos do Ietec.
IETEC - Instituto de Educação Tecnológica Rua Tomé de Souza, 1065, Savassi / Belo Horizonte